Vinhos que mais Combinam com o Inverno. O inverno é uma época do ano que pede por bebidas mais encorpadas e quentes, que ajudam a aquecer o corpo e a alma. E nada melhor do que um bom vinho para acompanhar as refeições nessa estação, não é mesmo?

Mas você sabe quais são os tipos de vinho que mais combinam com o clima frio e como harmonizá-los com os pratos típicos dessa época do ano?

Descubra quais são os Vinhos que mais Combinam com o Inverno, veja as 10 dicas!

Neste post, vamos te dar algumas dicas para você aproveitar o melhor do inverno com os vinhos certos.

Confira!

Vinhos que mais Combinam com o Inverno

Vinhos Tintos

Os vinhos tintos são os mais indicados para o inverno, pois têm mais corpo, taninos e álcool, que proporcionam uma sensação de calor e aconchego.

Além disso, eles combinam muito bem com as comidas mais pesadas e gordurosas que costumamos consumir nessa estação, como carnes vermelhas, massas com molhos cremosos, queijos curados, sopas e caldos.

Os vinhos tintos podem ser divididos em diferentes categorias, de acordo com a intensidade e o estilo.

Veja alguns exemplos:

– Vinhos Tintos Leves:

São aqueles que têm menos corpo, taninos e álcool, e que são mais frutados e frescos.

Eles são ideais para acompanhar pratos mais leves, como saladas, peixes grelhados, frango assado e queijos brancos. Alguns exemplos de vinhos tintos leves são o Pinot Noir, o Gamay e o Barbera.

– Vinhos Tintos Médios:

São aqueles que têm um corpo moderado, taninos equilibrados e um teor alcoólico médio. Eles são versáteis e podem acompanhar uma variedade de pratos, como carnes grelhadas, massas com molhos à base de tomate, risotos, pizzas e queijos amarelos.

Alguns exemplos de vinhos tintos médios são o Merlot, o Tempranillo e o Sangiovese.

– Vinhos Tintos Encorpados:

São aqueles que têm mais corpo, taninos marcantes e um teor alcoólico alto. Eles são potentes e complexos, e pedem por pratos mais robustos e saborosos, como carnes assadas, cozidos, ensopados, queijos fortes e chocolate amargo.

Alguns exemplos de vinhos tintos encorpados são o Cabernet Sauvignon, o Malbec e o Syrah.

Vinhos Brancos

Vinhos que mais Combinam com o Inverno

Os vinhos brancos não são tão populares no inverno, mas isso não significa que eles devem ser esquecidos. Eles podem ser uma ótima opção para quem prefere uma bebida mais leve e refrescante, ou para quem quer harmonizar com pratos mais delicados e aromáticos.

Os brancos também podem ser classificados em diferentes categorias, de acordo com a acidez, o açúcar e a madeira.

Veja alguns exemplos:

– Vinho Branco Seco:

São aqueles que têm pouca ou nenhuma presença de açúcar residual, e que são mais ácidos e cítricos. Eles são perfeitos para acompanhar pratos à base de frutos do mar, peixes com molhos leves, saladas verdes e queijos frescos.

Alguns exemplos de brancos secos são o Sauvignon Blanc, o Chardonnay sem madeira e o Riesling.

– Vinho Branco Doce:

São aqueles que têm uma maior presença de açúcar residual, e que são mais suaves e frutados.

Eles são ideais para acompanhar sobremesas à base de frutas, cremes ou sorvetes, ou para serem consumidos sozinhos como aperitivo. Alguns exemplos de vinhos brancos doces são o Moscato d’Asti, o Sauternes e o Tokaji.

– Vinho Branco Amadeirado:

São aqueles que passam por um processo de envelhecimento em barris de madeira, que conferem aromas e sabores de baunilha, caramelo, tostado e especiarias.

Eles são mais encorpados e complexos, e podem acompanhar pratos mais ricos e intensos, como peixes com molhos cremosos, carnes brancas, risotos de cogumelos e queijos azuis.

Alguns exemplos de brancos amadeirados são o Chardonnay com madeira, o Viognier e o Gewürztraminer.

Vinhos Rosés

Os vinho rosé são aqueles que têm uma cor rosa, que varia de acordo com o tempo de contato do suco da uva com a casca. Eles são leves, frutados e refrescantes, e podem ser secos ou doces.

Eles são ótimos para acompanhar pratos mais leves e frescos, como saladas, peixes, frutos do mar, frango, massas com molhos leves e queijos suaves. Alguns exemplos de rosés são o Provence, o Zinfandel e o Pinot Noir rosé.

Vinhos Espumantes

Os vinho espumante são aqueles que têm bolhas de gás carbônico, que podem ser naturais ou artificiais. Eles podem ser brancos, rosés ou tintos, e podem ter diferentes níveis de açúcar e de pressão.

Eles são festivos e versáteis, e podem acompanhar desde a entrada até a sobremesa. Alguns exemplos de espumantes são o Champagne, o Prosecco e o Cava.

Veja também:

5/5 - (2 votes)

Pesquise por ofertas de Hotéis e Pousadas aqui!


Booking.com

Booking.com

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.