Fazenda Santa Veridiana, Santa Cruz das Palmeiras – SP. Essa fazenda foi uma das três propriedades mais lucrativas do Estado de São Paulo na década de 80, se destacando pela produção de café.

Linda Fazenda Santa Veridiana, Santa Cruz das Palmeiras – SP

 

Antônio Prado, o Conselheiro, filho primogênito de Veridiana Prado e Martinho da Silva Prado, adquire a Fazenda Santa Veridiana, com 600 alqueires, em agosto de 1868, como presente de casamento ao desposar Maria Catarina Costa Pinto.

 

Linda Fazenda Santa Veridiana
Foto flickr: Sergio Zeiger

 

Antônio, além de ter sido ministro do Estado, senador, deputado e prefeito de São Paulo e de presidir negócios como a Companhia Paulista de Estradas de Ferro, o Banco Comércio e Indústria, a Vidraria Santa Marina e a Prado Chaves, a maior exportadora de café brasileira, também gostava da vida no campo e, como seu avô, o Barão de Iguape, tratava o café como um empreendimento.

Escolhia cuidadosamente as mudas, estudava as técnicas mais modernas de plantio e preparo do solo, como também se preocupava com os gastos e investimentos que tinha de fazer na melhoria da fazenda e na produção cafeeira.

A Fazenda Santa Veridiana, cuja paisagem pode ser observada em sua totalidade em um único lance de vista, encontra-se implantada em terreno plano, com suave aclive até a entrada da casa sede, construção da década de 1870 que se encontra atualmente em processo de restauro.

 

Linda Fazenda Santa Veridiana
Foto flickr: Sergio Zeiger

 

Do seu lado esquerdo, observamos o terreiro de café, construído em tabuleiros que acompanham a inclinação natural do terreno, sendo que na parte mais baixa, logo na entrada principal da fazenda, encontramos a antiga tulha e casa de máquinas e, na parte mais alta, encontramos os antigos lavadores e o despolpados de café.

A casa sede desta fazenda destaca-se na paisagem, pois, além de ser a maior edificação ali encontrada, possui uma arquitetura diferenciada em relação as demais.

Com influências da arquitetura francesa, trata-se de uma construção de tijolos de barro com vários detalhes em madeira e cobertura com telhas tipo Marselha.

 

Linda Fazenda Santa Veridiana
Foto flickr: Sergio Zeiger

 

A fazenda Santa Veridiana, possui uma velha capela, que foi construída em 1894, a única construção que sobrou de uma das fileiras de casas de moradores e trabalhadores da fazenda. Hoje se encontra no meio de um canavial.

Ao seu redor, há tempos, podíamos encontrar a colônia dos imigrantes italianos, alemães e japoneses: construções já demolidas. Não se tem referência sobre a localização da senzala.

A casa sede desta fazenda destaca-se na paisagem, pois, além de ser a maior edificação ali encontrada, possui uma arquitetura diferenciada em relação às demais.

 

Linda Fazenda Santa Veridiana
Foto flickr: Sergio Zeiger

 

Com influências da arquitetura francesa, trata-se de uma construção de tijolos de barro com vários detalhes em madeira e cobertura com telhas tipo Marselha.

A arquitetura da casa sede é muito rica por conjugar ao ecletismo elementos da tradição rural do planalto paulista, como o alpendre em “U” que rodeia toda a parte frontal da casa.

A fazenda tem uma velha capela – construída em 1894. Estrada Fazenda Stª Veridiana – Biquinha Fazenda Santa Veridiana, Santa Cruz das Palmeiras – SP

Conheça também:

3.8/5 - (6 votes)

Pesquise por ofertas de Hotéis e Pousadas aqui!


Booking.com

Booking.com

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.