A restauração da Fazenda Imperial do século XVIII no interior paulista. Entre as casas de arquitetura antiga do Brasil, esta fazenda de café é a mais magnífica. É o caso deste, projetado, construído e decorado pelo arquiteto Jorge Elias, no interior de São Paulo.

Para cumprir a função de um retiro, de fim de semana, com todo conforto moderno, em um ambiente que em seu esplendor tem a vivacidade do século XVIII.

Uma Linda Fazenda Imperial do século XVIII no interior paulista

A restauração da Fazenda Imperial do século XVIII

 

“Não é uma herança de família, a casa foi construída dentro das normas do estilo colonial brasileiro com todas as suas características”, diz o arquiteto sobre a casa de 2.500 m² em um terreno de 25.000 m², com dez quartos no estilo Império brasileiro.

Até o final do século XIX, as propriedades eram medidas pelo número de janelas da fachada, pois os “riscos”, como eram chamados os projetos arquitetônicos, eram baseados na simetria.

Uma Linda Fazenda Imperial do século XVIII no interior paulista

Neste, são 11 janelas no segundo andar. O esplendor colonial é acentuado por uma avenida de palmeiras que leva a vista à fachada principal, cujo corpo central é coroado por uma faixada com frontão triangular com relevo de ornamentos barrocos.

No interior, há duas cores características do nosso passado, o amarelo e o azul, que colorem o revestimento de tábuas presente em todos os cômodos.

 

Ao longo dos últimos 28 anos, o arquiteto Jorge Elias ganhou a reputação de ser um dos arquitetos mais respeitados e reverenciados do Brasil. Seu trabalho em projetos como o Restaurante Leopoldo, Daslu, Empório Santa Maria e inúmeros outros em todo o mundo tem garantido seu sucesso e longevidade no setor.

 

Após graduar-se na Escola de Arquitetura Brás Cubas em Mogi das Cruzes, em 1981, Jorge Elias estudou história da arte, arquitetura e mobiliário na Universidade de Roma por mais dois anos.

Esta abordagem abrangente da arquitetura deixou o arquiteto com um olhar aguçado e único ao projetar espaços. Para ele, não se trata apenas de espaço e suas dimensões. Trata-se de como ela vai ficar, o que vai caber nela, como ela vai ser usada e talvez o mais importante, como se sente nela. Ele não cria apenas espaços, ele cria uma atmosfera.

Uma Linda Fazenda Imperial do século XVIII no interior paulista

Desde que nasceu em Ituverava, talvez não seja surpresa que quando Jorge Elias decidiu encontrar a casa de campo dos seus sonhos, ele tenha voltado à paisagem de São Paulo.

Localizado há 95km da capital, aninhado na exuberante vegetação, ele encontrou uma fazenda imperial de café do século XIX que havia sido abandonada por quase 50 anos, mas graças à visão de Jorge, ela foi completamente transformada e trazida de volta à vida.

A transformação da fazenda de café para a propriedade é espetacular e completa. Embora a propriedade tenha agora um propósito completamente diferente, ela não perdeu de forma alguma sua autenticidade.

É uma casa bonita, calorosa e acolhedora que honra o estilo colonial brasileiro

 

Uma Linda Fazenda Imperial do século XVIII no interior paulista

Desde seus extensos jardins até seus interiores perfeitamente encenados e curados, a casa contrasta com seu entorno natural, mas se mistura com eles. A propriedade é uma homenagem à arte e atua como curadora do passado.

Foi usado originalmente como uma plantação colonial portuguesa de café no século XVIII. Como foi propriedade da mesma família de produtores de café durante todos esses anos, foi finalmente abandonada.

Ficou abandonada por 50 anos. Quando a comprei a fazenda imperial, estava basicamente em ruínas. Por isso foi um desafio entanto, transformá-la em uma casa com 12 quartos, funcional e habitável.

Embora a fazenda imperial, tenha uma longa e rica história, não havia muito a se tirar devido ao seu estado. Mas com os trabalhos de restauração, tudo é possível se você se aproximar dela com a atitude correta.

Mas isto é mais fácil para mim porque eu faço trabalhos profissionais de restauração. Devido à importância histórica deste imóvel, ele é considerado um marco histórico e como tal está sob a proteção da Associação do Patrimônio Histórico do Brasil.

O aspecto mais desafiador do projeto de restauração

 

Uma Linda Fazenda Imperial do século XVIII no interior paulista

O maior desafio foi o interior da fazenda imperial. Por ser uma restauração autêntica, o aspecto mais difícil foi encontrar os móveis e decorações. É extremamente difícil encontrar móveis brasileiros do século XVIII. Essas peças são mais do que raras, são caríssimas.

A área mais preferida da fazenda imperial

 

Minha sala favorita é a sala de jantar! Eu amo isso. É uma sala maravilhosa onde a família e os amigos se reúnem. Com uma mesa que acomoda 28 pessoas, há muito espaço, então gostamos de nos reunir aqui para refeições e conversas.

Você também vai gostar de:

5/5 - (2 votes)

Pesquise por ofertas de Hotéis e Pousadas aqui!


Booking.com

Booking.com

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.