Penedo essa “Pequena Finlândia” começou como uma sociedade finlandesa. A cidade de Penedo foi fundada em 1929 por um grupo de finlandeses que emigraram para o Brasil sob a liderança de seu pastor Toivo Uuskallio.

Penedo essa “Pequena Finlândia” começou como uma comunidade finlandesa

 

Penedo essa “Pequena Finlândia”

Ele estava convencido de que Deus o havia chamado para construir uma utopia finlandesa nos trópicos. Os membros da cidade eram veganos, nenhum deles bebia ou fumava, e todos trabalhavam em uma fazenda que não dava lucro a ninguém. Em 1942 eles perceberam que sem dinheiro não poderiam fazer isso.

Na mente de muitos finlandeses no início do século 20, a “febre tropical” não era uma doença, mas uma cura. Era a ideia de que os lugares mais quentes, menos desenvolvidos, mais naturais, eram os mais saudáveis do mundo.

Com isso em mente, Toivo Uuskallio e sua família vieram para o Brasil no final da década de 1920 e finalmente estabeleceram em Penedo como uma comunidade

A ideia era viver em meio à natureza e livre da agitação religiosa e política e dos problemas de saúde associados ao fumo e ao consumo de álcool. O ambiente natural escolhido foi Itatiaia, o primeiro Parque Nacional do Brasil, no limite do qual Uuskallio formou sua comunidade em uma fazenda.

Os finlandeses trouxeram sua cultura para o Brasil

 

Penedo essa “Pequena Finlândia”

A agricultura provou ser difícil, pois a terra já havia sido utilizada para o cultivo de grãos de café e o solo havia sido esgotado. Mas com muito trabalho, os colonos finlandeses acabaram conseguindo cultivar milho, inhame, banana e várias frutas cítricas.

Os finlandeses trouxeram sua cultura para este pequeno local do Brasil, incluindo a sauna, que se tornou popular.

Depois de 1942, quando o modo de vida agrícola da colônia foi finalmente considerado insustentável, eles voltaram para a atração de sua cultura para atrair visitantes, e o turismo acabou se tornando o principal motor da economia da comunidade.

Os visitantes já vinham a Penedo por causa de sua proximidade com Itatiaia e moravam nas casas dos habitantes. Os colonos finlandeses aproveitaram esta tendência e construíram mais pousadas e hotéis e produziram bens como tapetes e roupas, que venderam aos turistas.

Eles começaram a usar a culinária finlandesa e as danças folclóricas como atrações adicionais, e um grupo de dança folclórica ainda se apresenta regularmente.

Penedo essa “Pequena Finlândia”

A atração “Pequena Finlândia” foi inaugurada em 1998, com uma casa de Papai Noel. Embora as casas e edifícios originais de Penedo não tivessem sido construídos com o objetivo de recriar a Finlândia.

Foi decidido, no interesse da autenticidade em meio ao turismo emergente, que deveria haver uma parte de Penedo que se assemelhasse ao país de origem dos antepassados do povoado.

As casas aqui parecem ter sido construídas apenas com troncos de árvores, e o próprio Papai Noel recebe visitantes o ano inteiro.

Penedo tornou uma atração turística das comunidades finlandesas no Brasil. Hoje a cidade pode ser visitado e oferece albergues, exposições, lojas e restaurantes.

Você também vai gostar de:

5/5 - (2 votes)

Pesquise por ofertas de Hotéis e Pousadas aqui!


Booking.com

Booking.com

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.