O Maior Cajueiro do Mundo Cajueiro de Pirangi. No Rio Grande do Norte, um cajueiro tornou-se atração turística por conta de seu tamanho, recebendo diversos turistas que estão de férias por Natal.

Se você está de férias pela capital Potiguar, não pode deixar de conhecer o maior cajueiro do mundo e as histórias contadas pelos guias, além também dos projetos existentes na região.

O Maior Cajueiro do Mundo Cajueiro de Pirangi, Natal

O Maior Cajueiro do Mundo Cajueiro de Pirangi

Conheça abaixo um pouco mais sobre essa enorme atração turística que Natal reserva para os turistas.

O cajueiro de pirangi recebeu esse título por conta de seus 8.500 metros quadrados, além também de produzir cerca de 80 mil cajus por safra, ou seja, mais de 2 toneladas de caju. Uma comparação com o tamanho da produção de um cajueiro comum chega ao equivalente de 70 árvores ocupando o mesmo espaço.

A árvore foi plantada pelo pescador Luís Inácio de Oliveira no ano de 1888, sem qualquer tipo de aplicação química, e logo o cajueiro começou a crescer disparadamente, sem qualquer tipo de explicação para tal feito. O pescador veio a falecer com 93 anos, deixando um incrível monumento cultural para a cidade de Pirangi.

Como a ciência explica um cajueiro tão grande?

Quando se observou que o cajueiro estava crescendo além do normal, os cientistas do local começaram a estuda-lo e de acordo com as analises, pesquisas e estudos realizados, a árvore superou todas as expectativas de tamanho e produção em razão de duas anomalias genéticas.

Uma dessas anomalias era o crescimento dos galhos, que normalmente cresceriam para cima, mas no caso do maior cajueiro do mundo, começaram a crescer para os lados.

Conforme iam aumentando em tamanho e peso, era feita uma pressão para baixo, até que tocassem o solo, e é exatamente por isso que é possível perceber que a árvore mesmo sendo enorme não é tão alto como um cajueiro comum.

A outra anomalia genética ocorre em resultado da primeira, pois quando os galhos atingem o chão eles passam a ser raízes e reproduzirem novos galhos como se fossem novas árvores.

O Maior Cajueiro do Mundo Cajueiro de Pirangi

Os cuidados com o maior cajueiro do mundo

A poda do cajueiro de Pirangi tem sido um assunto extremamente polêmico entre os moradores locais, onde muitos não concordam com os cortes pela árvore ser especial e uma verdadeira atração e ainda mais por conta dela se desenvolver e crescer ainda mais após uma poda.

Mas, a maior preocupação é que os galhos da árvore invadam a Rota do Sol, uma via que foi construída para melhorar o acesso às praias do sul da capital.

Em função dessa preocupação com a Rota, o governo implantou no ano de 2002 um caramanchão para que os galhos fiquem suspensos na avenida.

Toda a área que o cajueiro de Pirangi ocupa possui passarelas para os turistas caminharem e conhecerem o espaço. Em setembro e dezembro ainda é possível provar os famosos cajus, afinal é a época de frutificação da planta.

Próximo ao maior cajueiro do mundo em Pirangi, também tem um mirante onde o turista pode avistá-lo por completo e tirar as melhores fotos do local.

Veja também:

5/5 - (2 votes)

Pesquise por ofertas de Hotéis e Pousadas aqui!


Booking.com

Booking.com

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.