8 Dicas Top Para Deixar sua Mochila Mais Leve

8 Dicas Top Para Deixar sua Mochila Mais Leve

Não é preciso muito para viajar. Tem pessoas que viaja pelo mundo tendo como bagagem uma mochila de escola, daquelas com 32 litros de capacidade, e não precisa de mais nada. Mas nem sempre a maioria das pessoas são assim. E não respeitam as regras básicas do bom senso na hora de fazer uma mala.

Porque “ainda cabe” ou “nem pesa muito”, ou porque existe aquele objeto que se queira, muito mesmo levar “vou usar muitas vezes, com certeza”, ou porque a viagem é muito demorada, justificativas não faltam na hora de colocar na mala ou na mochila mais uma peça de roupa, um par de sandálias ou botas, ou coisas que são indispensáveis.

8 Dicas Top Para Deixar sua Mochila Mais Leve

E o resultado é sempre o mesmo: peso a mais. Para ajudá-lo a evitar alguns quilos a mais nas próximas viagens, aqui tem algumas dicas úteis na hora de preparar sua bagagem ou deixar sua mochila mais leve.

Veja as 8 Dicas Top Para Deixar sua Mochila Mais Leve

  • Use Mochilas Menores

É certo quanto maior a mala ou mochila mais peso se carrega, a tendência para encher de equipamentos uma bagagem menor decididamente não será incluído. Se, ao olhar para um objeto, a reação for “nunca se sabe” ou “pode ser preciso”, o mais provável é que ele se venha a revelar totalmente desnecessário.

Use malas ou mochilas pequenas e não caia na tentação de argumentar que deixando espaço vazio para “trazer prendas”. É uma boa desculpa, mas o “espaço vazio” há de ficar cheio e a bagagem ficará pesada, mesmo antes de começar a fazer compras.

  • Em Todo Lugar se Lava e Vende Roupas

O fato que deve ser levado em conta na hora de selecionar a quantidade de roupa para levar na mala, é que a maior parte dos hostels e hotéis existem lavanderias e quando não as têm, encontram-se lavanderias (ou quem lave as roupas) com relativa facilidade em quase todas as cidades. Em resumo, quem tem roupa suficiente para uma semana tem roupa suficiente para um ano de viagem.

8 Dicas Top Para Deixar sua Mochila Mais Leve

E se a roupa estragar com o uso, ou se cansar de usar sempre as mesmas coisas? Não é drama, é algo muito fácil, basta comprar roupas que substituem as antigas, porque há lojas e vendedores de roupa em todo o lugar. Há sempre a possibilidade de substituir o que vai fazer falta. E isto se aplica aos adultos como as crianças.

  • Vestir Por Camadas e Escolher Roupa Específica

Existe uma regra entre todos os que praticam atividades ao ar livre, como trekkings em autonomia ou caminhadas, que deveria ser seguida por todos os viajantes: Vestir por Camadas. Basicamente, utilizar roupas leves que possam ser facilmente sobrepostas quando a temperatura desce, e o contrário quando está calor. Evitam-se combinações de roupas específicas para cada uma das estações do ano, porque a maioria das roupas são utilizadas em todas as situações, por camadas, à medida das necessidades. E depois há os blusões em gore-tex ou corta-vento, mas só nos casos em que são mesmo necessários.

  • Barraca e Saco de Dormir São Dispensáveis

Há quem não concorde, mas eu respeito. Exceto os casos de longos trekkings e viagens em autonomia ou passadas em ambientes inóspitos, se viaja de bicicleta ou tem a absoluta necessidade de reduzir o orçamento ao mínimo, ou se acampar é precisamente um dos propósitos da viagem, não haverá muitas razões para transportar um saco de dormir e uma barraca, durante um ano.

8 Dicas Top Para Deixar sua Mochila Mais Leve

Boa parte dos hostels impede a utilização de sacos de dormir próprios, como precaução contra a infestação de resistentes bed bugs, que viajam precisamente de hostel em hostel nas mochilas e sacos de dormir dos viajantes. Mesmo que se faça um trekking durante duas semanas, vale a pena alugar o material que necessita em vez de ficar carregando.

  • Levar embalagens pequenas

Gel para banho, pasta de dente, protetor solar, desodorante, creme hidratante ou qualquer produto que seja indispensável para se sentir bem e confortável, leve na bagagem. Importante que se sinta bem em viagem e, por isso, leve. Mas não adianta tentar levar estes materiais para, um semestre ou sequer dois meses. Escolha embalagens menores dos produtos fundamentais e, quando estiver acabando, compre novos. E isso fará que sua mochila fique mais leve. Parece óbvio, mas a verdade é que, muita gente leva quilos e quilos de produtos de higiene desnecessariamente.

  • Utilizar Sacos de Arrumação

Existem sacos de arrumação de todos os tamanhos, de regra geral retangular e com aberturas em rede para a roupa respirar. São leves, e servem para manter a roupa arrumada. Fica mais fácil e rápido de desfazer a mala ou a mochila. E ajudam a controlar a quantidade de roupa que levamos (pode se ter um saco onde cabem as t-shirts e sweatshirts, outro para item maiores como calças e casaco polar ou corta vento, outro para roupas intimas, etc). São um dos grandes amigos dos mochileiros independente.

  • Ponderar ou Não a Utilização de Botas de Montanhas

As botas de montanha, ou de trekking, são um item indispensável em muitas viagens demoradas, mas são inúteis em outras tantas (gosto muito do conforto que proporcionam aos pés e à proteção que oferecem aos tornozelos). O problema é que ocupam muito espaço e, pesam muito.

8 Dicas Top Para Deixar sua Mochila Mais Leve

Assim, se a maior parte do tempo for passado em ambientes urbanos ou costeiros, vale a pena ponderar e deixar as botas de montanha. Mesmo que, no itinerário esteja prevista uma trilha Inca até Machu Picchu ou a ascensão ao Kilimanjaro, é provável que consiga alugar umas botas in loco, tão boas ou melhores do que as suas, e a um preço aceitável. O melhor e que, antes de colocar as botas na mochila tente responder à pergunta: “Vai valer a pena carregar as botas durante um ano para calçar apenas 2 ou 3 semanas?”. Se a resposta for “não”, deixe em casa.

  • Não Leve Computador Portátil

Ninguém precisa levar um computador portátil para uma viagem de longa duração. Além de aborrecimento com potenciais roubos, há o fator peso a considerar. Mas a verdade é que se encontram cada vez mais mochileiros nos lobbys dos hostels a utilizarem os seus próprios computadores portáteis.

Naturalmente que, nos dias de hoje, estar conectado através de e-mails ou em redes sociais é fundamental para muita gente, mas a maior parte dos hotéis e hostels onde pernoitam tem computadores disponíveis e há ainda os cybercafés, onde facilmente encontra-se internet.

Gostou das dicas leia esta também:

Para ficar ligado facilmente à internet utilize seu dispositivo móvel para fazer chamadas, manter contato com família, amigos e fazer reservas de voos e hotéis, como um tablet ou um simples smartphone isto resolverá o seu problema. E são mais leves.

Para isso não precisa de um computador. E viaje mais leve.

Gostou deixe seu comentario!!!
8 Dicas Top Para Deixar sua Mochila Mais Leve
5 (100%) 13 votes

Pesquise por ofertas de Hotéis e Pousadas aqui!

Booking.com
Etiquetas

Destinos Top

Pensando em viajar? já sabe por onde vai passear, comer e se hospedar? Não se preocupe, o “Destinos Top Para Visitar” é um espaço para dicas de viagens e destinos.

Artigos Relacionados...

Fechar