Home / Dicas de Viagem / Descubra Qual Tipo de Turista é Você

Descubra Qual Tipo de Turista é Você

Descubra Qual Tipo de Turista é Você

No dia 13 de junho, e comemorado o dia do turista no Brasil. Por definição: Turista é a pessoa que pernoita fora do seu local de residência num período superior a um dia e inferior a um ano com o propósito de praticar o turismo.

O viajante que não pernoita é excursionista – mas, as palavras abaixo, também se aplicam aos excursionistas.

Descubra Qual Tipo de Turista é Você?

Existem vários de tipos de turistas. Descubra Qual Tipo de Turista é Você

Os intelectuais: Procuram conhecer a cultura local, gastronomia e aprender a língua onde ela viaja. Eles dizem que têm uma atitude ambientes “receptivo e respeitoso” que visitam.

O descontraído: O grupo de pessoas que procuram conforto acima de tudo. Eles escolhem destinos ou parentes conhecidos.

Determinados: Aqueles que procuram fugir da vida cotidiana com um relacionamento superficial com o lugar visitado.

Individualista: Você está olhando para um viajante sem grupo de pessoas.

Rotineiros: São aqueles que sustentam feriados de vida que eles costumam fazer em suas casas, com a mesma programação, mesmo tipo de refeições, etc.

O familiar: Que aproveita férias para visitar a família ou amigos.

O aventureiro: À procura de uma viagem diferente de cada vez e não influenciá-lo para sua escolha “fatores externos”, tais como falta de segurança, doença, etc. O estudo diz que esses turistas não costumam limitar o seu orçamento para a viagem.

Descubra Qual Tipo de Turista é Você

Na internet você pode encontrar muitas outras classificações de turistas, como este:

Finalmente, uma classificação de turistas pode ser muito interessante para explorá-los comercialmente, mas não diz nada de novo.

Podemos tecnicamente, classificar os turistas de acordo com suas motivações psicológicas.

Alocêntricos: Turistas com alto nível de confiança própria e que gostam de destinos muito exóticos e pouco explorados. Geralmente, lugares sem intervenção (ou quase nenhuma) turística.

Mesocêntricos: Turistas que gostam de certo conforto mas, se permitem experimentar algo novo. Gostam dos lugares da moda e em ascensão. Este, representa o maior grupo de turistas em todo o mundo.

Psicocêntricos: Turistas que não gostam de surpresa. Preferem viajar sempre para os mesmos lugares.

Há ainda os semi-alocêntricos e semi-psicocêntricos que se concentram no meio dos alocêntricos e psicocêntricos. Essas teorias são importantes para os profissionais do trade e a título de curiosidade para o turista comum.

Descubra Qual Tipo de Turista é Você

Mas, o que quero chamar a atenção é qual tipo de turista você?

Você é um turista preocupado com a cultura que visita ou só se preocupa com as fotos que tira? Você é um turista que se importa com a natureza ou só precisa dela para vivenciar o momento da viagem? Você é um turista consciente do seu papel na economia do local visitado ou só quer saber de preços baixos, explorando a localidade?

Eu poderia fazer várias perguntas para incitar a reflexão. Seja você alocêntrico, mesocêntrico ou piscocêntrico, seja um turista consciente! Tente dedicar um olhar mais atento para com a cultura que visita e a região que explora.

Depois de ler este artigo leia este também:

Desejo que use a palavra explorar na melhor de suas definições e sempre que tiver dúvida se está agindo de forma correta, possa se perguntar que tipo de turista eu sou?

Quais destes tipos se identifica com você?

Descubra Qual Tipo de Turista é Você
5 (100%) 2 votes

Comente este post!!!

Sobre Destinos Top

Pensando em viajar? já sabe por onde vai passear, comer e se hospedar? Não se preocupe, o “Destinos Top Para Visitar” é um espaço para dicas de viagens e destinos.

Translate »