Mantenha as suas emoções sob controle! Já sabemos que o Museu da Língua Portuguesa em São Paulo reabrirá em junho de 2020, mas alunos e professores das escolas da cidade poderão visitá-lo ANTES! E a entrada é gratuita.

A Reconstrução do Museu da Língua Portuguesa, os alunos poderão visitar antes

A Reconstrução do Museu da Língua Portuguesa

A visita aos bastidores da reconstrução do museu começará nesta quinta-feira, 12 de março, quando começa a nova fase do programa educacional para escolas, museus e territórios. As atividades terão lugar durante a fase de montagem da exposição principal, até 28 de maio.

O Museu acolhe crianças e jovens das escolas (com prioridade para as escolas da Região Centro) mediante marcação prévia. Haverá também visitas mediadas para estudantes da EJA (educação de jovens e adultos), para pessoas apoiadas pelos serviços sociais e de saúde, assim como para residentes e trabalhadores dos distritos da Luz e Bom Retiro!

O programa educativo tem como debate “chegada”, o ato de preparação para a chegada, em relação à proximidade da reabertura.

As atividades para as escolas unirão crianças e jovens aos conteúdos renovados do Museu, sugerindo interações com a narrativa da exposição principal, através de atividades lúdicas, e serão segmentadas por grupos (educação infantil, escola primária e secundária). Confira toda a programação no site oficial.

Abertura para todas as pessoas em geral

E um sábado por mês, a partir do dia 28 de março, as visitas estão abertas ao público em geral! Nesta ocasião, temas que vão desde a exposição principal do Museu da Língua Portuguesa até à diversidade linguística em torno da estação ferroviária da Luz serão ligados e contados com os membros das comunidades migrantes que vivem na região.

Notícias do Museu

A Reconstrução do Museu da Língua Portuguesa

Desde a conclusão dos trabalhos em dezembro de 2019, a implementação da museografia está em andamento. O museu terá experiências inéditas, como “Línguas do Mundo“, que destaca 20 das mais de 7000 línguas faladas no mundo atualmente;

“Falar”, que traz os diferentes sotaques e expressões da língua no Brasil; e “Nós da Língua Portuguesa“, que apresenta a diversidade cultural da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP).

As principais experiências serão mantidas, como a instalação “Palavras Cruzadas“, que mostra as línguas que influenciaram o português no Brasil; e “Praça da Língua”, uma espécie de “planetário de línguas” que homenageia a língua portuguesa escrita, falada e cantada num espetáculo de som e luz.

O Museu da Língua Portuguesa, projetado em 2002 para abrigar a língua portuguesa e sua gramática, foi inaugurado em 2006, com 4.333 metros quadrados em três andares na tradicional Estação da Luz em São Paulo.

O Museu da Língua Portuguesa já recebeu mais de 3 milhões de pessoas.

A ideia de criar um museu inteiramente dedicado à história da língua portuguesa partiu de Ralph Applebaum, que também foi responsável pela criação do Museu do Holocausto em Washington e da sala fóssil do Museu de História Natural de Nova Iorque, ambos nos Estados Unidos.

Como uma das áreas culturais mais visitadas da América Latina, o Museu da Língua Portuguesa já recebeu mais de 3 milhões de pessoas e foi construído em São Paulo, justamente por ser a cidade com o maior número de pessoas de língua portuguesa do mundo, com mais de 11 milhões de habitantes.

Os temas mudam de acordo com a estação do ano. Também no primeiro andar você pode ver o início da árvore genealógica da língua portuguesa, que conta a história desta língua milenar. Também devido à riqueza desta história, a árvore começa no primeiro andar e vai até o terceiro.

O mapa dos discursos completa as palavras cruzadas, pois mostra as diferenças entre o português falado no Brasil e em outros lugares do mundo, como Angola, África e Macau, China.

O Beco das Palavras é um dos ambientes do museu que as crianças mais gostam. Lá, adultos e crianças podem jogar um jogo etimológico interativo onde você pode brincar com as palavras, aprender sobre suas origens e famílias que antes só conhecia através de dicionários.

Hotéis no centro de São Paulo

Para visitar o Museu da Língua Portuguesa, é ideal ficar em hotéis na região central de São Paulo, perto da estação de trem da Luz.

O Hotel San Michel fica a apenas 500 metros da estação República do Metrô. Com 30 anos de tradição, além das suítes executivas e master, oferecendo quartos individuais, duplos e triplos, todos com TV a cabo, ar condicionado e decoração simples, mas com boas camas e chuveiros que garantem uma boa estadia.

O Museu da Língua Portuguesa se encontrava fechado desde dezembro de 2015, quando foi parcialmente destruído por um grande incêndio.

Veja também:

5/5 - (6 votes)

Pesquise por ofertas de Hotéis e Pousadas aqui!


Booking.com

Booking.com

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.