Dicas de Trilhas das Cachoeiras Desconhecidas de Gonçalves Minas Gerais. A cidade é considerada um dos polos turísticos daquela região, fazendo parte do Circuito de Serras Verdes do Sul de Minas. Com cerca de 4.300 mil moradores, com pousadas bem aconchegantes e seus restaurantes bastante aprovados pelos visitantes.

Na estação de outono é uma das épocas mais interessantes para conhecer Gonçalves, embora sendo no ano todo você seja recebido com enorme hospitalidade.

Dicas de Trilhas das Cachoeiras Desconhecidas de Gonçalves Minas Gerais

No verão são suas exuberantes cachoeiras que fazem sucesso.

Dicas de Trilhas das Cachoeiras Desconhecidas de Gonçalves

Impressionado com o fato de que em todos os lugares conhecidos onde pensava ter esgotado com todas as atrações, descobri repetidamente novos lugares lindos.

Estes lugares existem é o caso de Gonçalves, sendo visitado há quase 20 anos e só agora ouvi falar da existência de quatro cachoeiras, todas de fácil acesso, e das quais ainda não ouvi falar!

Quando você for à agradável cidade de Minas Gerais, deixe de lado as mais que conhecidas cachoeiras do Retiro, Simão, Cruzeiro e Andorinhas e procure as da Fazendinha, Tonho Nego, São Sebastião e Funil.

Cachoeiras da Fazendinha e Cachoeira Tonho Nego

As cachoeiras da Fazendinha e da Tonho Nego, estão relativamente próximas. Trilhas das Cachoeiras Desconhecidas.

Saindo da cidade de Gonçalves na estrada para Sertão do Cantagalo, a cerca de 8 km está o centro do pequeno bairro, mas cerca de 500 metros antes, à esquerda, está a estrada de acesso à pousada Bicho do Mato.

De lá você acessa a Cachoeira da Fazendinha. O melhor é estacionar o carro no bairro e seguir a pé, subindo a estrada, deixando a entrada da pousada à direita e seguindo em frente. A estrada contorna o morro e chega a uma porteira do Sítio do Gato no Telhado. Seguindo pela porteira e descendo suavemente, deixando uma casa à direita.

Logo chegando ao novo portão, em frente tem uma casa de caseiro. A propriedade é privada e você precisa pedir permissão ao caseiro. Felizmente o encontramos perto da porteira e a permissão é dada prontamente.

O riacho corre à nossa direita e ouvimos o som da queda d’água. Tomamos um caminho que em um minuto nos leva para a cachoeira. A água flui através da laje rochosa e forma um pequeno poço. Durante todo a caminhada do bairro até a cachoeira levou cerca de 15 minutos.

Voltando ao centro do bairro, seguindo pela estrada que passa em frente à uma igreja, passando em frente, ignoramos as saídas à direita. Logo percebemos que um riacho corria pela esquerda da estrada.

Acesso para a Cachoeira Tonho Nego

Mais adiante, o riacho cruza a estrada e continua pela direita. Você então começa a subir e na primeira casa à esquerda é o acesso para a Cachoeira Tonho Nego. Também neste caso, o acesso é propriedade privada.

Dicas de Trilhas das Cachoeiras Desconhecidas de Gonçalves Minas Gerais

Neste lugar, aparentemente tem uma casa de verão, mas não havia ninguém neste dia. Atravessamos o portão, passando pelo lado da casa. Logo encontramos o caminho que entra na mata, seguindo paralelamente ao riacho que corre mais abaixo.

Não demorou muito e chegando à primeira queda, acessível por um caminho que desce para a esquerda. Por outro lado, um outro caminho parece proporcionar um acesso alternativo através da propriedade na margem oposta do riacho, mas não conseguimos explorar esse acesso.

Continuando em linha reta pela trilha, mais quedas são encontradas em graciosa sucessão. Chegando em uma cerca, o caminho continua ao longo do riacho, mas as cachoeiras acabaram e rio acima o riacho flui suavemente através das matas. A caminhada do bairro até à cachoeira demora cerca de 20 minutos.

A Cachoeira Tonho Nêgo é mais uma linda opção de turismo em Gonçalves, ela fica no Sul de Minas Gerais, está localizada no Bairro de Cantagalo, possuindo características da Serra da Mantiqueira, com muita área verde e belezas naturais.

A cachoeira é extensa e conta com várias quedas, sendo possível utiliza-las para duchas que formam piscinas naturais. Você vai gastar em média 120 minutos e aproveitar diversos pontos e cachoeiras. Sendo uma área é particular para visitação é preciso a autorização do proprietário.

São Sebastião das Três Orelhas

Voltando a Gonçalves e seguindo a estrada para o distrito de São Sebastião das Três Orelhas. Paramos no centro do bairro, em frente à igreja. Lá começamos a caminhada. Caminhando pela direita da igreja e continuando para a estrada ao fundo, viramos à direita seguindo a igreja. Antes do final da rua, encontramos um quebra corpo na cerca a esquerda.

Dicas de Trilhas das Cachoeiras Desconhecidas de Gonçalves Minas Gerais

Dicas de Trilhas das Cachoeiras Desconhecidas de Gonçalves Minas Gerais

Passamos por ele e subimos pelo pasto até encontrar uma nova cerca e outro quebra corpo, seguindo por ela e andamos pelo caminho para a esquerda, mantendo o nível. Logo a trilha fica mais marcado e continuamos ao longo da colina.

Outro quebra corpo e, mais adiante, um pequeno portão é cruzado. Chegando a duas bifurcações seguidas, ignorando-a e seguimos em frente, chegando a uma novo quebra corpo. Continuamos contornando o morro. Logo começamos a ouvir o som da cachoeira e começamos a vê-la.

Ela e muito alto. Finalmente chegando ao topo da queda. É preciso passar por baixo de uma cerca de metal, atravessar o riacho passando entre as pedras e chegar do outro lado seguir o caminho que logo se bifurca.

Continuamos a descer pelo lado esquerdo e chegamos a um platô rochoso no meio da queda. A vista é muito linda. Parece possível descer até a base, mas não tentamos, pois o trecho estava muito escorregadio por causa da chuva recente. O caminho para chegar à cachoeira é de cerca de 20 minutos.

Cachoeira do Funil Trilhas das Cachoeiras Desconhecidas

A última das cachoeiras visitada, Cachoeira do Funil, fica antes da cidade para quem vem de São Bento do Sapucaí. Cerca de 6 km antes de Gonçalves, seguindo o acesso ao bairro Atrás da Pedra.

Dicas de Trilhas das Cachoeiras Desconhecidas de Gonçalves Minas Gerais

Antes de uma subida pela estrada asfaltada, paramos o carro e o seguimos a pé. Em um ponto onde a calçada passa por uma mudança de padrão, encontramos uma trilha à esquerda.

É preciso passar pela cerca de arame e seguir por ali. A trilha é um pouco íngreme e passa ao lado da encosta pelo pasto. Chegando logo ao riacho que, após um trecho onde desaparece sob as rochas, reaparece e despenca formando a cachoeira. A aproximação da água é um pouco difícil, dado a vegetação alta no seu entorno.

Chegando ali começou a chover, não tentamos chegar até a água, mas deve ser possível com um pouco de jeito. Mias u menos uns 10 minutos de caminhada são o suficiente para alcançar essa cachoeira.

Veja também essas dicas:

Dicas de Trilhas das Cachoeiras Desconhecidas de Gonçalves Minas Gerais

5/5 - (1 vote)

Pesquise por ofertas de Hotéis e Pousadas aqui!


Booking.com

Booking.com

1 COMENTÁRIO

  1. Bom dia! Gostaria xde sabwer que guia escreveu esse comentário, para poder citar a sua descrição, junto com as informações do site, de forma mais precisa, num trabalho sobre o patrimônio natural de Gonçalves, para a Prefeitura Municiapal.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.