Fazenda Morro Azul Iracemápolis Limeira, tombada em 1974. Morro Azul é um elegante exemplo de fazenda do século XIX, cujo destaque é seu projeto arquitetônico. Em forma de palacete, exibe azulejos portugueses e ingleses na fachada.

Fazenda Morro Azul Iracemápolis Limeira – SP Tombada em 1974

 

Fazenda Morro Azul Iracemápolis Limeira

 

A Fazenda do Imperador é um importante centro de Turismo Histórico Cultural de Iracemápolis.

A Fazenda Morro Azul, esta localizada nas cabeceiras do Ribeirão do Pinhal, no ano de 1817, foi entregue ao Tenente Joaquim Galvão de França e Manoel de Barros Ferraz. Sua estruturação começou por volta de 1820.

O primeiro dono da fazenda foi o Brigadeiro Manoel Rodrigues Jordão, um dos importantes defensores da Independência do Brasil.

O nobre cidadão, participou com outros patriotas, oferecendo seu capital, para reposição do dinheiro do Banco do Brasil, cujos cofres, haviam sido esvaziados pela família real, pelo motivo de seu retorno a Portugal.

Não foi coincidência, que o nome dado à cidade de Campos do Jordão, e vale a pena observar que o terreno, no qual foi construído o Museu do Ipiranga, pertencia ao influente Brigadeiro.

A sede da Fazenda foi construída entre 1868 e 1877, pelo seu filho, Silvério Rodrigues Jordão.

Curiosidades da Fazenda Morro Azul

 

Fazenda Morro Azul Iracemápolis Limeira

 

Todo material para construção da fazenda, canos, blocos, vidros, móveis, portas e janelas, veio da Europa, chegando em Campinas, foram transportados em carros de bois, por 120 Km.

Enquanto a maioria das fazendas de café têm estilo colonial, belas e enormes, porém, sem maior criatividade, o Solar da Morro Azul, se destaca pela excelência de seu projeto arquitetônico e sua forma de palacete.

Sendo a única sede rural brasileira com azulejos, portugueses e ingleses, utilizados na decoração de sua fachada.

No processo de tombamento, ocorrido em 1973, comandado pelo pesquisador, Arlindo de Salvo, foi considerada como, “Talvez o mais requintado exemplar de fazenda do Século XIX“.

Por ter hospedado, duas vezes o Imperador Pedro II, é conhecida na região, como a Fazenda do Imperador, mais precisamente, como Casa de D. Pedro.

As 11 palmeiras ao longo da alameda de entrada anunciam que a família real este presente na propriedade.

Como as palmeiras foram trazidas da Ásia e eram caríssimas à época, o imperador costumava presentear seus hosts com 11 mudas desta planta, para que todos soubessem por onde ele havia passado.

O escritor francês Frédéric Louis Sauser, durante a estadia, ficou tão encantados pelo local que utilizando seu famoso pseudônimo, Blaise Cendrars, escreveu e publicou em 1949 o romance La Tour Eiffel Siderale, que se passa na própria Morro Azul.

Casa de D. Pedro II

 

Fazenda Morro Azul Iracemápolis Limeira

 

Pedro II e a Imperatriz Tereza Cristina estiveram duas vezes por aqui. A primeira, em agosto de 1876, quando chegaram embarcados em direção a Rio Claro, onde inauguraram uma estrada de ferro.

Em 1886, quando foram recebidos em Limeira nos palacetes do Coronel Joaquim Antônio Machado de Campos e Sebastião de Barros Silva. Depois hospedaram-se no solar dos Jordão, no Morro Azul.

Por duas vezes, D. Pedro II veio para ser curarado de uma suposta malária. E foi assim que a família mandou construir as termas da fazenda, banheira de mármore carrara e piscinas cobertas.

Poema de Oswald de Andrade dedicado à Fazenda Morro Azul no livro Pau Brasil (1925):

“Passarinhos
Na casa que ainda espera o Imperador
As antenas palmeiras escutam Buenos Aires
Pelo telefone sem fios
Pedaços de céu nos campos
Ladrilhos no céu
O ar sem veneno
O fazendeiro na rede
E a Torre Eiffel noturna e sideral”

Atrativos da Fazenda Morro Azul

 

A entrada, com estrada cercada de Palmeiras Imperiais e Pau Ferro, demonstrando proximidade com a Família Real.

 

Fazenda Morro Azul Iracemápolis Limeira

 

No interior da casa, o visitante encontrará, papéis de parede franceses e ingleses e quadros antigos, uma bela capela dourada, vizinha à “Sala de Visitas Imperial”.

Lustres e móveis do século XIX, biblioteca, com livros raros e os quartos e camas, em que dormiram, o Imperador D. Pedro II, a Imperatriz e a Princesa Isabel.

Na área externa o visitante se deliciará com um riacho de pedras, a floresta com seu centenário jequitibá, a gruta construída pelos escravos e um magnífico conjunto de salas de banho, constituindo as Ruínas das Termas do Imperador.

Visitação na Fazenda Morro Azul

 

A Fazenda Morro Azul, está aberta para visitações, previamente agendadas, para grupos organizados, com opção para serviço de restaurante. Os passeios, serão acompanhados por guias ou por pessoas ligadas à família proprietária, com duração aproximada de 3 horas.

A fazenda é uma propriedade privada e fica aberta ao público apenas nos horários de visitação pré-agendados.

A família que hoje é dona da propriedade costuma passar os finais de semana na fazenda, e por isso ela é aberta durante semana e apenas uma vez por mês para visitação aos sábados e domingos.

Rodovia Limeira – Iracemápolis Telefone: (19) 9607-1188

Veja também:

Fonte: iracemapolis.sp.gov.br

4.7/5 - (4 votes)

Pesquise por ofertas de Hotéis e Pousadas aqui!


Booking.com

Booking.com

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.