Ubatuba Dicas de Trilhas e Passeios nas Ruínas da Lagoinha

Ubatuba Dicas de Trilhas e Passeios nas Ruínas da Lagoinha

Fundada em 28/10/1637 sob o nome de Vila da Exaltação da Santa Cruz de Ubatuba foi palco do Primeiro Tratado de Paz no Continente Americano, a Paz de Iperoig no ano de 1563, entre os portugueses e a Confederação dos Tamoios.

O nome UBATUBA tem origem tupy guarani e significa UBA= canoas ou espécie de cana silvestre, TUBA = muitas. O município conta com 74 praias, sendo muitas com acesso apenas por trilhas. Em sua área encontram-se as mais belas paisagens naturais. São mais de 70 praias, além de ilhas, cachoeiras e uma floresta exuberante.

Ubatuba Dicas de Trilhas e Passeios nas Ruínas da Lagoinha

O Parque Estadual da Serra do Mar no Núcleo Picinguaba e o Parque Estadual da Ilha Anchieta colaboram na preservação da rica Mata Atlântica que ainda existe na região.

Ubatuba Dicas de Trilhas e Passeios nas Ruínas da Lagoinha

Ubatuba faz divisa ao norte com a cidade histórica de Paraty, no estado do Rio de Janeiro, ao sul com Caraguatatuba (SP) e a oeste com o Vale do Paraíba.

Dicas de Trilhas e Passeios Ruínas da Fazenda Bom Retiro da Lagoinha: 

As ruínas do antigo engenho da Fazenda Bom Retiro da Lagoinha foram tombadas pelo Condephaat (Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Arqueológico, Artístico do Estado de São Paulo), através do processo 554/75, resolução 69, em 16 de dezembro de 1985, para sua proteção e valorização enquanto patrimônio histórico de suma importância para o município.

Foi classificado como engenho devido ao grande aqueduto existente e ao que restou das instalações de uma roda d’água.

Trilha e Praia do Bonete:

Acesso por barco ou trilha (canto esquerdo da Lagoinha), a praia do Bonete é o que se pode dizer de praia selvagem. Não há construções em toda sua orla, apenas um ranchinho de pau-a-pique denuncia que ali o tempo parou há décadas.

Passagem para quem vai para a Praia Grande do Bonete, um reduto caiçara onde os moradores vivem basicamente da pesca e do artesanato. Outra atração no percurso é a Prainha do Perez, onde a sensação fica por conta do badalado Maier’s Mar Virado.

Suas águas sempre límpidas são o refúgio de artistas que ali aportam com suas lanchas off-shore e iates à procura deste paraíso.

Aquário de Ubatuba

O Aquário de Ubatuba oferece aos seus visitantes a oportunidade de conhecer de perto um pouco do complexo mundo marinho, tendo entre seus atrativos 12 tanques de água salgada (entre eles o maior tanque marinho do Brasil, com 80.000 litros), com representantes da fauna local e de outros oceanos. Está localizado na Rua Guarani, 859, no Itaguá.

Praia da Lagoinha

A Praia da Lagoinha tem aproximadamente 3 Km de extensão, e junto com as praias do Sapê e Maranduba, forma a maior faixa contínua de praia de Ubatuba, totalizando 7 Km. A areia é bem compactada e as águas calmas, sendo indicada para banho e esportes náuticos. Passeios de barco saem da foz do Rio Lagoinha (lado direito) para as ilhas e a praia Grande do Bonete.

Da Praia da Lagoinha podemos ver a Ilha do Pontal, da Maranduba, a Praia do Pulso, Caçandoca e o Saco das Bananas, reduto Quilombola. Do lado esquerdo, temos acesso à trilha que segue para as praias do Oeste, Peres, Bonete e Grande do Bonete.

Nas redondezas existem as “Ruínas da Fazenda Bom Retiro da Lagoinha” do séc. XIX e as ruínas da controvertida “Fábrica de Vidros”, possivelmente um local onde se engarrafava a aguardente produzida na região.

A Praia é bastante agradável para quem quer tomar um sol e curtir um banho de mar. Outra atração são os passeios de barco às ilhas e à Praia do Bonete. Para ir à Praia do Bonete e Grande do Bonete pode-se ainda optar por uma trilha que sai do mesmo ponto, para quem curte aventura. A visita às Ruínas da Lagoinha é um passeio interessante.

Depois de ler este artigo aproveite para ler também:

Gostou compartilhe com seus amigos!!!

Gostou deixe seu comentario!!!
Ubatuba Dicas de Trilhas e Passeios nas Ruínas da Lagoinha
5 (100%) 19 votes

Booking.com
Tags

Destinos Top

Pensando em viajar? já sabe por onde vai passear, comer e se hospedar? Não se preocupe, o “Destinos Top Para Visitar” é um espaço para dicas de viagens e destinos.

Artigos Relacionados...