Tribo Himba um dos últimos povos seminômades da África: 7 curiosidades sobre esta tribo namibiana. Descubra mais sobre estas pessoas que mantêm as suas tradições e muitas características impressionantes que vão muito além de uma pele avermelhada.

Por toda a África, ainda existem algumas tribos que respeitam e vivem segundo as tradições dos seus antepassados. Uma das mais famosas é a tribo Himba, que atrai turistas e fotógrafos para a Namíbia, devido à sua aparência de cor avermelhada.

Tribo Himba um dos últimos povos seminômades da África: 7 curiosidades sobre esta tribo namibiana

 

Tribo Himba um dos últimos povos seminômades da África

Eles mantem e sobrevivem com seu estilo de vida tradicional e resiste às ameaças da guerra, da seca e da vida moderna.

Porque as pessoas da tribo Himba são vermelhas?

Sua característica mais conhecida é a cor avermelhada da pele e do cabelo. A razão para isso é o “Otjize“, uma pasta de manteiga, gordura e ocre vermelho – às vezes perfumada com resina aromática – que as mulheres aplicam em suas tranças e corpo duas vezes ao dia.

Há algumas explicações para o uso do “Otjize“. Uma delas é a diferença entre homens e mulheres, já que eles não passam a pasta. A mistura também serve para proteger contra o sol e para afastar os insetos.

Há também outro significado simbólico, que combina a cor vermelha da terra e do sangue, que é o símbolo da vida.

De onde vem os Himbas?

Os primeiros registros da tribo Himba datam do início do século XVI, quando atravessaram a fronteira com Angola e se estabeleceram na região Kaokoland (hoje conhecida como a região Kunene).

Naquele tempo eles ainda não eram conhecidos como Himba, pois ainda não tinham se separado de outra tribo, o Herero.



Depois de uma epidemia de gado no final do século XIX, o Herero emigrou para o sul, alguns dos quais resistiram e permaneceram – é aí que nasce a identidade Himba.

Onde vivem os Himba?

Tribo Himba um dos últimos povos seminômades da África

Cerca de 10.000 Himba vivem na região do Kunene, no noroeste da Namíbia, enquanto cerca de 3.000 vivem em Angola. Eles são uma tribo semi-nómade que se move para encontrar o melhor lugar para criar gado. No entanto, eles costumam voltar às mesmas aldeias todos os anos.

Suas casernas são estruturas redondas de barro e esterco de vaca. Esta mistura suaviza a temperatura dos dias mais quentes e mantém o calor para as noites frias.

As flutuações de temperatura nesta região são bastante grandes, chegando a 45º C graus no verão e a sensação de congelamento no inverno.

Nas casas, as peles de vaca e de cabra servem como camas, cobrem as paredes e servem de roupa para celebrações especiais.

Como que os Himba tomam banho

Os Himba vivem num clima seco onde a água é um recurso muito escasso. Portanto, a higiene é feita pela fumaça – tanto a higiene pessoal como a das suas roupas. Eles queimam resina e algumas plantas aromáticas e “banham-se” nesta fumaça.

As diferenças na tribo entre homens e mulheres

 

Tribo Himba um dos últimos povos seminômades da África

As crianças são circuncidadas antes de chegarem à puberdade, uma vez que isso os torna prontos para casar. Durante a circuncisão os rapazes têm de ficar em silêncio enquanto as meninas podem gritar. Assim que a menina nasce, o seu futuro marido é escolhido. O casamento ocorre quando ela tem entre 13 e 17 anos de idade.

Antes de chegarem à puberdade, elas só usam duas tranças na cabeça. Após esta etapa, elas podem trançar mais tranças e usar “Erembe“, uma coroa feita de couro de vaca ou cabra. Os homens da tribo normalmente usam uma trança e mudam para um turbante após o casamento.

Os Himba criam gado bovino e caprino. Todas as manhãs, depois de aplicar a pasta vermelha “Otjize“, as mulheres ordenham o gado antes que a juventude da aldeia os leve para a pastagem.

A ordenha dos animais e outras atividades como construir casas e trazer água para a aldeia são feitas pelas mulheres. Os homens são geralmente mais propensos a se envolverem em questões políticas e jurídicas.

Ameaças para a Tribo Himba

A tribo vive isoladamente em comunidades e são capazes de sobreviver e manter suas tradições, apesar do ambiente quase inóspito do deserto em que vivem.

Mas o clima seco não é o único problema que eles enfrentam. Em 1904 eles se tornaram vítimas de um genocídio levado a cabo pela colonização alemã. Atualmente, a ameaça também pode ser percebida através da influência externa que é exercida sobre eles: Além de muitos casos de alcoolismo entre os homens, na aldeia.

A tribo Himba tem alguma religião?

 

Tribo Himba um dos últimos povos seminômades da África

Uma das coisas mais importantes para essa tribo é o fogo sagrado, ou “okuruwo”. Este fogo representa os antepassados da aldeia, que por sua vez são vistos como os intermediários de contacto com o “mukuru”, o deus Himba.

O fogo em constante combustão está localizado entre o gado e a casa do chefe (chamado “Ondjuwo Onene“), e as pessoas não podem passar pelo caminho entre o fogo e a casa do chefe. Todas as noites uma brasa é trazida à casa do chefe, para que seja acesa o fogo da manhã seguinte.

A tribo Himba e os estudos

Há algumas iniciativas que oferecem educação primária para a tribo Himba. Os jovens que decidem ir para a escola secundária têm de deixar a sua tribo para estudar e viver numa escola que normalmente está localizada em Windhoek (a capital do país). Muitas vezes estes jovens conseguem emprego e não voltam, mas à aldeia.

Como chegar à tribo Himba

Existem dois modos de chegar à tribo Himba em Otjikandera. A primeira via é através de agências de turismo, que geralmente são encontradas em Windhoek, a capital da Namíbia. A outra é alugar um carro, que é uma alternativa para tornar a sua viagem mais independente.

O aeroporto utilizado é o Hosea Kutako International (WDH), que é marcado como o ponto de entrada na Namíbia. Fica a apenas 40 km de Windhoek. Portanto, uma alternativa é organizar uma viagem que chegue a diferentes destinos, não apenas à aldeia Himba.

A tribo Himba Otjikandera está localizada a 500 quilómetros da capital. O distrito de Kamanjab deve ser o alvo. O uso do GPS é indispensável

Você também vai gostar de:

5/5 - (2 votes)


Pesquise por ofertas de Hotéis e Pousadas aqui!


Booking.com
Booking.com

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.