Largo do Boticário Monumento Histórico. No charmoso bairro do Cosme Velho está localizado o Largo do Boticário, uma praça com uma história complexa, que se abriu pela fachada da arquitetura neocolonial que a cerca.

Conheça o Largo do Boticário Monumento Histórico, localizado no Cosme Velho, aos pés do Cristo Redentor

 

Conheça o Largo do Boticário Monumento Histórico

 

As cores únicas e o design atraente das casas fazem dela uma atração turística fascinante, mas menos conhecida.

A primeira coisa que chama sua atenção no Largo do Boticário são as grandes casas neoclássicas, pintadas em tons vívidos de azul, verde e vermelho, em contraste com a vegetação determinada da floresta tropical.

A maioria das casas permanece abandonada; a umidade infiltra-se em suas paredes. Entretanto, a evidente falta de cuidado nesta área contribui apenas para torná-la mais exótica e excitante.

As casas pintadas com cores vivas são uma representação perfeita da arquitetura colonial portuguesa do final do século 18, e a praça é um oásis calmo e verdejante no centro de uma cidade.

Os prédios que se encontram em estado de abandono, conferem a todo o local um ambiente bem descontraído e despojado que é um agradável prenúncio de uma noite de baile na Lapa.

A história da praça Largo do Boticário

 

Conheça o Largo do Boticário Monumento Histórico
Foto: Adriano Ferreira

 

A história da praça remonta a 1831, quando Joaquim Luís da Silva Souto, um farmacêutico de grande sucesso que tinha como clientes membros da família real, comprou o terreno e investiu nas casas de lá.

A área ficou conhecida como Largo do Boticário em homenagem a Souto e foi um ponto de encontro frequente de artistas famosos e da elite política.

Foi somente na década de 1920 que Edmundo Bittencourt, fundador do jornal Correio da Manhã, deu ao imóvel suas características distintivas.

Bittencourt investiu muito no terreno e construiu seis casas neoclássicas contendo material do período colonial que conseguiu salvar de projetos de demolição na área ao redor da cidade.

Esta era a época de ouro da praça; ela se encheu de enormes casas pertencentes a figuras conhecidas da elite brasileira e atraiu estrangeiros que foram atraídos pelas festas e eventos sociais que ali aconteceram.

O filme com James Bond no Largo do Boticário

 

A praça até estrelou em uma cena do filme Moonraker, de James Bond, e foi declarada patrimônio cultural em 1990.

 

Conheça o Largo do Boticário Monumento Histórico

 

Desde aquela década, a área outrora decadente tem estado em lenta decadência. A propriedade passou para Sybil Bittencourt, que foi para a Europa para morar lá.

Quando voltou, encontrou o lugar cheio de prostitutas e carros roubados e decidiu não investir mais na propriedade. Entre 2006 e 2008, uma das casas foi assumida por um grupo de desabrigados, que acabaram sendo todos despejados.

Hoje a praça não é mais habitada, mas ainda está aberta aos visitantes. É extremamente charmoso e fascinante visitá-lo enquanto tenta desvendar a teia da história entre as seis casas lindamente construídas.

Enquanto seu futuro permanece incerto, há esperança de que alguém reinvista na área e mantenha o design neoclássico.

Uma das casas, número 32, ainda está em excelentes condições e tem uma galeria de arte permanente e espaço para atividades, proporcionando um local deslumbrante para uma série de eventos sob medida.

Saiba onde ficar no Rio de Janeiro.

Veja aqui também:

Veja também:

5/5 - (1 vote)

Pesquise por ofertas de Hotéis e Pousadas aqui!


Booking.com

Booking.com

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.