Conheça a Floresta Submersa na Patagônia Argentina. A natureza nunca deixa de nos surpreender, e nos oferece algumas paisagens impressionantes e muito curiosas, como a Floresta Submersa na Patagônia, localizada na Argentina

Localizado a 30 metros de profundidade no leito do Lago Traful, Patagônia, a floresta submersa recria uma paisagem da fantasia, capaz de deslumbrar aqueles que se atrevem a mergulhar entre as árvores quase intactas gigantescas, como se estivesse voando em uma paisagem de filme.

Conheça a Floresta Submersa na Patagônia Argentina

Conheça a Floresta Submersa na Patagônia Argentina

Villa Traful tem menos de 500 residentes permanentes e está localizada na ponta sul da província de Neuquén, dentro do Parque Nacional Nahuel Huapi, na Patagônia Argentina.

Entre as principais atrações da área, é a floresta submersa: durante um terremoto em 1960, o colapso de uma encosta arborizada que acabam submersos no fundo do lago com exemplares de até 30 metros de altura que permanecem ocorre incrivelmente de pé. Desde então, o lugar é um dos favoritos para mergulhar e explorar a estranha paisagem subaquática

A floresta submersa permanece enterrada no leito do lago com algumas das copas das árvores saindo em sua superfície. A seguir, dois vídeos que refletem a experiência de mergulhar no Lago Traful:

Excursões de Mergulho na Floresta Submersa

Para fazer as excursões de mergulho, é necessária uma experiência prévia mínima, e existem diferentes agências de turismo que organizam as excursões. O efeito é extremamente surpreendente: você pode experimentar a sensação de voar entre uma floresta de cerca de cem ciprestes em águas de extrema transparência.

Conheça a Floresta Submersa na Patagônia Argentina

O fato de esta floresta estar submersa deve-se a um terremoto ocorrido no ano de 1960, devido ao qual uma encosta desmoronou e a água começou a passar para o local. A verdade é que depois de tantos anos chama muita atenção que estas árvores não só permanecem de pé, mas também têm uma saúde fantástica.

Por outro lado, e tendo em conta a profundidade máxima de 30 metros que discutimos anteriormente, imagine a altura total real de algumas dessas relíquias. Todos os anos centenas de turistas visitam para mergulhar nessas águas, como se tem a sensação de estar voando quando você está mergulhando entre todos esses troncos e vegetação submersa.

A Paisagem Subaquática

As formas e tamanhos dos troncos são muito diversos, a paisagem subaquática é muito diferente da marítima, mas nada deixa de ser impressionante. A vida é pobre no lago, poucas espécies, mas muito numerosas, como o salmão fechado, originário dos Estados Unidos, que se adaptou muito bem à área do lago, ou truta arco-íris, que se distingue por seus tons azulados. ou esverdeado nas costas.

Conheça a Floresta Submersa na Patagônia Argentina

Entre as espécies nativas estão o puyen, o poleiro e o peixe-rei da Patagônia. Para realizar as excursões de mergulho, não é necessária experiência prévia, e existem diferentes agências de turismo que organizam as excursões.

O efeito é extremamente surpreendente: você pode experimentar a sensação de voar entre uma floresta de cerca de cem ciprestes em águas de extrema transparência.

Conheça a Floresta Submersa na Patagônia Argentina

Os Atrativos Naturais

Muitos são os atrativos naturais que fazem de Villa Traful um lugar para não esquecer. Aqui, onde a natureza tem mil segredos para nos oferecer, recebemos um convite para visitar uma floresta com características diferentes das conhecidas anteriormente.

Conheça a Floresta Submersa na Patagônia Argentina

Por quê? Porque tem as suas raízes debaixo de água e, para o ver, tivemos de navegar pelas águas cristalinas do Lago Traful. Uma grande parte dos quase 60 ciprestes que compõem a floresta se destacam da superfície da água e começam a se tornar visíveis quando o barco chega à margem oposta da aldeia.

Sua parte superior mostra troncos sem ramos de cor quase branca, descoloridos pela exposição à água e ao sol. O barco fez um desvio, como se quisesse “passar” a superfície do lago. O silêncio que reinou no barco transformou-se em exclamações de surpresa ao olhar para baixo da água. À primeira vista, os troncos eretos com seus galhos principais foram observados.

Eles são ciprestes que viviam nas encostas do Cerro Bayo, ou Alto Mahuida, e, por aterro durante os anos sessenta, saiu em massa para o fundo do lago agarrando-se ao bloco de pedra em que foram incorporados.

Conheça a Floresta Submersa na Patagônia Argentina

Lago Centinela

Surpreendentemente, apesar dos anos que lá permaneceram, estes ciprestes não perderam a distinção e o tronco ereto. Eles se parecem com sentinelas observando a costa. Um mistério da natureza e imperdível para os amantes do mergulho, que vêm de longe para viver a experiência in situ e tirar excelentes fotos subaquáticas.

Conheça a Floresta Submersa na Patagônia Argentina

Deixamos para trás essa raridade e viajamos em paralelo aos penhascos fortemente erodidos que compõem a margem norte do lago. Enormes formações rochosas revelam fendas, grutas e impedem o acesso a esse setor no topo de suas paredes.

Conheça a Floresta Submersa na Patagônia Argentina.

Você também vai gostar de:

5/5 - (1 vote)

Pesquise por ofertas de Hotéis e Pousadas aqui!


Booking.com

Booking.com

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.