Conheça as 5 Fazendas Históricas no Interior de São Paulo. Está em busca de tranquilidade e contato com a natureza? Os turistas paulistanos são cada vez mais atraídos pelo turismo rural em fazendas históricas nas cidades do interior.

Existem muitas opções no Estado de São Paulo, entre elas as fazendas históricas preservadas e protegidas pelo Condephaat (Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Arqueológico e Turístico) como patrimônio do Estado.

Conheça as 5 Fazendas Históricas no Interior de São Paulo, que merecem uma visita

As 5 fazendas históricas oferecem uma viagem ao passado, contando um pouco mais da história de São Paulo:

1 – Sitio do Pica Pau Amarelo – Chácara do Visconde, em Taubaté

5 Fazendas Históricas no Interior de São Paulo

Que tal visitar o lugar que inspirou Monteiro Lobato a escrever as aventuras da Turma do Sítio do Pica Pau Amarelo?

A fazenda, imortalizada por Monteiro Lobato em suas obras, possuía uma área de 20 hectares.

O local foi protegido pelo Condephaat em 1980, incluindo uma casa, uma capela, uma cruz e até uma velha árvore de jaca, em um terreno de 7 mil m².

Hoje, o local abriga um museu em homenagem ao autor, com objetos pessoais de Monteiro Lobato, assim como uma grande biblioteca com primeiras edições dos livros do escritor e de outros escritores.

O museu também abriga uma vasta área verde, com espaços para apresentações teatrais dos personagens do Sítio do Pica Pau Amarelo.

Veja onde se hospedar em Taubaté

Fazendas históricas em São Paulo

2 – Fazenda Vargem Grande – Areias

5 Fazendas Históricas no Interior de São Paulo

Vargem Grande é uma antiga fazenda de café, cuja sede remonta a 1837, época do Ciclo do Café em São Paulo.

Os donos ficaram conhecidos como Barões do Café, principalmente no eixo entre as cidades de Areias, Bananal, São José do Barreiro, Silveiras e Queluz.

Segundo a Secretaria de Cultura do Estado de São Paulo, a fazenda está sendo estudada para o Condephaat e atualmente abriga um Hotel Fazenda, que oferece atividades como trilhas e cachoeiras.

Todos os ambientes estão repletos de detalhes e transformam a visita à grande casa de 1837 em uma viagem através do tempo. 

3 – Fazenda Resgate – Bananal

5 Fazendas Históricas no Interior de São Paulo

Esta fazenda data do início do século XIX e atingiu sua era dourada com Manoel de Aguiar Vallim, que construiu sua sede em aproximadamente 1820.

Protegida pelo Condephaat em 1982, o local era um dos maiores produtores de café do Vale do Paraíba e, embora não ofereça hospedagem, permite visitas com hora marcada.

A casa, uma mansão assombrada construída em taipa de pilão e pau a pique, com planta retangular e telhado em quatro águas.

É um dos exemplos mais ricos e refinados de habitação rural da era cafeeira. No interior, há pinturas de José Maria Villaronga.

Veja aqui onde se hospedar em Bananal

4 – Fazenda Morro Azul – Iracemápolis – Limeira

5 Fazendas Históricas no Interior de São Paulo

Reconhecido em 1974, o Morro Azul é um elegante exemplo de uma fazenda agrícola do século XIX, cujo ponto alto é seu projeto arquitetônico.

Em forma de palácio, esta construção de 1877 exibe na fachada azulejos portugueses e ingleses, um modelo raro no panorama da arquitetura rural paulista.

Tendo como principal característica sua característica urbana dada pela presença de azulejos, cantarias, estuques e mármores, dispostos de acordo com padrões ecléticos.

No exterior, há belos riachos, uma floresta de jequitibás e as salas de banho, também conhecidos como Ruínas das Termas do Imperador – a propriedade recebeu o Imperador Dom Pedro II em duas ocasiões, em 1878 e 1886.

O Morro Azul está aberto para visitas programadas e os passeios são acompanhados por guias ou pessoas relacionadas com a família do proprietário.

Veja qui aqui onde se hospedar em Limeira

Para visitação das fazendas históricas

Rodovia Limeira/Iracemápolis

Contato: 99607-1188 – e-mail: eventos. [email protected]

5 – Fazenda Lageado – Botucatu

5 Fazendas Históricas no Interior de São Paulo

O estabelecimento desta fazenda data da segunda metade do século XIX, devido à grande expansão da economia cafeeira no oeste de São Paulo.

É nesta época que a Fazenda Lageado foi configurada como um empreendimento cafeeiro de grande exportação, cuja estrutura é composta por uma grande casa, terraços de secagem.

Lavagem de grãos, tulhas (galpões) e casa de máquinas, além de instalações que garantiam seu funcionamento autossustentável.

A Fazenda foi adquirida pelo Departamento Nacional do Café e, desde 1934, tornou-se a Primeira Estação Experimental de Café do país.

Para visitação das fazendas históricas

Entrada principal: Rua José Barbosa de Barros, 1780.

Portão II: Rodovia Alcides Soares, Km 3

Veja também:

5/5 - (1 vote)

Pesquise por ofertas de Hotéis e Pousadas aqui!


Booking.com

Booking.com

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.