Conheça Santa Teresa: O Bairro Boêmio do Rio de Janeiro. Santa Teresa, como é chamado localmente, é um bairro histórico localizado no topo de uma colina e oferece uma vista magnífica da cidade do Rio de Janeiro, uma verdadeira fuga da praia.

A melhor maneira de chegar a ela é através da Lapa e da famosa escadaria Selarón, 215 degraus decorados com mosaicos em constante mudança criados pelo artista chileno Jorge Selarón.

Conheça Santa Teresa: O Bairro Boêmio do Rio de Janeiro

 

Durante mais de um século foi possível utilizar o bonde elétrico do Centro para atravessar os Arcos da Lapa. Ruas sinuosas, estreitas e empedradas, edifícios envelhecidos dos séculos XIX e XX, belezas arquitetônicas:.

Você sente realmente que está no coração do Rio de Janeiro.

O Bairro Boêmio do Rio de Janeiro

Santa Teresa foi construída no século XVIII ao redor do Convento Carmelita, o convento de Santa Teresa. Naquela época, a classe alta, vivia lá e construíram magníficas mansões inspiradas na arquitetura francesa, algumas das quais ainda existem.

No século XX, tornou-se o lar dos artistas que se apresentavam no teatro municipal, e logo ficou conhecido como “Bairro Boêmio Carioca”.

Hoje é um símbolo de cultura e arte, um estilo de vida boêmio, como evidenciado por suas inúmeras oficinas, estúdios, galerias e museus, juntamente com uma rica cena de arte de rua.

Santa Teresa, parece ter ficado parado no tempo, preservando aspectos do antigo Rio por décadas, com uma história para contar em cada esquina.

O que você encontrará, entretanto, são todos os estilos arquitetônicos: Art deco, eclético, neogótico, neocolonial, normandia, etc. Vamos viajar através de algumas das vilas mais inspiradoras.

O Castelo de Valentim – Chalé Romântico na Rua Aprazível

 

O Bairro Boêmio do Rio de Janeiro

 

Construído no século XVIII, mais precisamente em 1879, por Anthony Valentine, o castelo está agora dividido em 8 apartamentos. O arquiteto Fernando Valentine, filho do construtor, realizou a divisão na década de 1930, pois era difícil preservar todo o castelo.

Este castelo com sua forte inspiração medieval representa a fantasia romântica da arquitetura carioca, que atinge um de seus mais altos níveis aqui.

O castelo de Valentim pode ser visto de diferentes ângulos: de baixo, da esquerda, de longe. As torres, pavilhões, cúpulas e telhados mudam sua posição relativa conforme onde você passa.

Após meados do século XIX, Santa Teresa tornou-se mais intensamente habitada, assim como a moda dos chalés alpinos que se estabeleceram no Rio, movidos pelo desejo de uma vida simples longe das áreas urbanas e em maior harmonia com a natureza.

Existem diferentes tipos de chalés em Santa Teresa: grandes chalés com telhado de empena e revestimento de ferro, pequenos em série ou cópias com magníficos trabalhos em madeira, onde as vistas de tirar o fôlego inspiraram a construção de um observatório no telhado.

Largo do Curvelo – Estilo Alemão

 

O Bairro Boêmio do Rio de Janeiro

Nomeado pelo Barão Curvelo, o comandante português Joaquim José de Meirelles Freire, que morava nas proximidades. Existe uma casa alta com orifícios triangulares, cujo estilo alemão é caracterizado principalmente pela forma da cúpula.

Art Deco – Casa Abigail Seabra de Paula Buarque

 

Diretamente no Largo do Curvelo na Rua Almirante Alexandrino, fica esta casa, inspirada no convés de um barco, por isso também é chamada de “Casa Navio” – A Casa do Navio.

Construída pelo arquiteto Paulo Antunes Ribeiro em 1938, explora a simetria e a articulação de volumes puros em sua composição.

As formas cilíndricas e cúbicas são colocadas uma ao lado da outra, criando vibrações e bordas. Esta linha da Art Deco, mais seca e próxima do racionalismo mais recente, explora sua localização na esquina da rua para superar os inconvenientes do terreno.

O edifício cria assim uma estética interessante graças às superfícies planas e curvas que se alternam ao caminhar sobre a propriedade.

Mansão Joaquim da Costa Vieira Mendes

 

O Bairro Boêmio do Rio de Janeiro

A forma irregular e as encostas íngremes do terreno causaram dificuldades a um arquiteto desconhecido quando ele construiu esta residência na Rua Santa Cristina 107 na década de 1930.

No andar inferior, o edifício segue os limites da orientação do edifício. O segundo andar, no entanto, mostra mais engenhosidade geométrica. Uma curiosidade é o pavilhão na forma de um pavilhão do Renascimento grego.

Ecletismo – Casa mansão na Rua Triunfo

 

O Bairro Boêmio do Rio de Janeiro

Esta casa é de forte inspiração militar-medieval. Acima dela, quatro pequenas torres se erguem entre as janelas da baía da fachada.

Podemos ver um friso que faz parte da fachada decorativa imaginativa. O acesso ao interior é feito através de uma escada de ferro na lateral.

Estilo Gótico – Casa na Rua Fonseca Guimarães

 

O Bairro Boêmio do Rio de Janeiro

Este pequeno castelo em estilo gótico, com uma excepcional qualidade arquitetônica, foi construído em 1888. Ela fica no meio de uma grande área arborizada, na curva da estrada.

A fachada esconde uma casa discreta e elegante. No fundo vemos uma torre coroada com uma agulha fina.

Estilo Tudor

 

O Bairro Boêmio do Rio de Janeiro

No final de uma rua, perto de uma oficina, fica esta mansão estilo Tudor com muros de meia esquadria.

Também a construção em madeira das janelas e a construção do telhado de madeira lembram a construção de um chalé.

Conclusão:

 

Belezas arquitetônicas a serem descobertas são inúmeras em Santa Teresa. Você pode passar um dia inteiro caminhando, perdendo-se com segurança e curtindo os destaques de santa Teresa

Não deixe de visitar grandes museus, como a Chácara do Céu, o Museu Benjamin Constant e o Laurinda Santos Lobo CC.

Além de contar a história de Santa Teresa por meio da arte e da cultura (grandes coleções de arte moderna e história do bonde), eles também valem a pena ver como joias arquitetônicas.

Veja também:

5/5 - (2 votes)

Pesquise por ofertas de Hotéis e Pousadas aqui!


Booking.com

Booking.com

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.