O que fazer em Samaná, a joia da República Dominicana. Há poucos dias tivemos a oportunidade de conhecer a área da Baía de Samaná, ao norte da República Dominicana, foi uma grande descoberta, já que a maior parte do turismo neste país está centrado em Punta Cana ou Santo Domingo por seus resorts com tudo incluído para não sair dali.

O bom de Samaná é que além de ter também hotéis, seus arredores oferecem lugares de beleza naturais única, por isso é ideal para combinar descanso e relaxamento com excursões muito tentadoras, então se você é como nós e precisa de atividades e lugares para visitar, esse é um destino para não se cansar da praia dia após dia, este destino caribenho é perfeito.

O que fazer em Samaná, excursões essenciais

O que fazer em Samaná, a joia da República Dominicana

Em seguida, neste guia de viagem com dicas e as visitas que fizemos em Samaná, pode fazer tanto se você vai com um all-inclusive ou contratar excursões organizadas ou alugado seu próprio carro.

As Cataratas do El Salto Del Limón

El Salto Del Limón é uma cachoeira de 50 metros de altura com uma bela piscina natural localizada na comunidade de El Limón, daí o seu nome. É considerada a cachoeira mais bonita da República Dominicana.

A rota para a cachoeira é geralmente feito em burro, mas decidimos fazer a caminhada e é muito fácil, fomos para um estande onde eles fornecem-lhe uma bota e, dependendo da época do ano o terreno é bastante lamacento, começa a estrada para a cachoeira por uma trilha ao lado do rio Limon através de uma floresta tropical que nos deu uma bela paisagem fotográfica.

O que fazer em Samaná, a joia da República Dominicana

Leva cerca de 50 minutos de caminhada e no último trecho tivemos que descer 220 degraus para chegar à cachoeira, uma vez que vale a pena tomar um banho, não foi o meu caso porque a água estava bem fria. Quando voltamos, lanchamos no restaurante Rancho Limon Adventure, depois com um pouco de lama no corpo, não fomos para o próximo destino.

Fizemos uma excursão, mas você pode chegar lá sozinho e pagar por tudo lá. Se você fizer a excursão de burro você terá que dar uma gorjeta ao terminar para a pessoa que o acompanha, geralmente está entre 150 e 200 pesos (cerca de 2,5€). Se você fizer este passeio organizado a partir do seu hotel, o preço é geralmente cerca de $50 por pessoa e dura meio dia, embora você possa negociar com os motoristas de táxi na área e obtê-lo mais barato.

Parque Nacional Haitises

Com uma área de 1600 km é parque nacional desde 1976, está localizado na parte sul da baía de Samaná, é composto por ilhotas, montanhas de calcário, manguezais, cavernas e habitam diferentes tipos de aves. Na excursão nós partimos do cais da cidade Santa Barbara de Samaná, a duração da viagem em barco para o parque é de 30 minutos aproximadamente.

O que fazer em Samaná, a joia da República Dominicana

Quando chegamos nós visitamos várias ilhotas, entre elas Cayo Pájaro onde você pode ver tipos diferentes de pássaros (pelicanos, papagaios, corujas), mais tarde fomos para as florestas de mangues que se estendem em uma superfície de 98km² e ao cruzá-los nós chegamos nas Cavernas Tainas onde podemos contemplar as gravuras em pedras feitas pelos aborígines.

De lá fomos ao Cayo Levantado, onde comemos e passamos a tarde livre para desfrutar da maravilhosa praia que nos oferece este caiaque.

Se você está pensando em fazer esta excursão recomendamos que você leve repelente porque na área do manguezal há muitos mosquitos e pode ser muito irritante. O preço da excursão é geralmente $95 por pessoa e pode ser reservado diretamente nos hotéis, a excursão é o dia inteiro e inclui a ida e volta, guia, bebidas no barco e comida no Cayo Levantado.

Também passamos pelas praias onde foi filmada a primeira edição do programa de televisão “Sobreviventes”.

Cayo Levantado

O que fazer em Samaná, a joia da República Dominicana

Pequena ilha localizado na Baía de Samaná, só pode ser acessado por barco. Chegamos a ele com a excursão ao parque Haitises que termina aqui, há uma praia pública na ilha. Tem algumas praias paradisíacas com areia branca e águas cristalinas, onde não se pode sair sem antes mergulhar com snorkel. Na Cayo há apenas um hotel, o Luxo Bahia Príncipe Cayo Levantado com tudo incluído e todos os confortos para que você não tenha que sair da ilha, incluindo também o traslado de barco da ilha para a cidade de Samaná.

Excursão para observar as baleias

Não tivemos a oportunidade de realizar a excursão, por que a temporada de observação de baleias é de janeiro a março, que é quando as baleias chegam à baía para acasalar. Mas de acordo com o que eles nos disseram, é essencial já que muitas baleias vêm à Baía de Samaná em busca de suas águas quentes, e elas podem ser vistas muito perto da costa e do Cayo Levantado.

Praia do Rincón

Classificada como uma das melhores praias do mundo com 3 km de areia branca e águas cristalinas, a Praia do Rincon merece uma visita, pois geralmente não fica muito cheia de gente.

O que fazer em Samaná, a joia da República Dominicana

Na parte mais distante e tranquila, tem uns barzinhos onde você pode saborear comida da área como lagosta ou pedir um coco para beber, é claro que suas águas turquesa e ambiente caribenho fazem dela uma praia de autêntico cartão postal.

A outra área ao lado da foz do frio Rio Canyon é mais acessível e lotada por moradores locais que vêm principalmente em seus dias de folga. Nós visitamos ambos, embora passemos a maior parte do tempo na área onde os turistas tendem a ir, é a área mais cuidadosa da praia, pois do outro lado há muito lixo e as vistas são menos bonitas.

Para chegar lá o terreno é lamacento, nós fomos em alguns buggies gigantes (todas as excursões organizadas chegam por aqui), embora se você tiver um carro alugado você pode ir por conta própria se não houver problema.

Las Terrenas

O que fazer em Samaná, a joia da República Dominicana

Está localizada no nordeste do país, praias de areia branca e águas cristalinas que convidam a dar um bom mergulho. Há a maioria dos resorts na região de Samaná, na vila de pescadores podemos encontrar lojas, bares e restaurantes, nossa visita foi muito curta porque estava chovendo muito e só tivemos um tempo para fazer algumas compras, mas vale a pena visitar e pode desfrutar especialmente de suas praias.

Santa Bárbara de Samaná

Município fundado em 1756, composto por 3 distritos Arroyo Barril, El Limón e Las Galeras, suas principais atividades são a agricultura, a pesca e, especialmente, o turismo. Entre as coisas que podemos visitar Malecón, onde podemos encontrar diferentes restaurantes onde você pode saborear comida tradicional e bares, que à noite se tornam discotecas, recomendo uma visita (nós dissemos que ‘El Cielito‘ é um dos mais lotados), adoro a festa e você pode ter um grande momento, que se você só ouvir bachata, merengue e reggaeton.

O que fazer em Samaná, a joia da República Dominicana

Perto de Malecón temos Pueblo Príncipe na Av. de la Marina, um complexo de casas coloridas convertidas em lojas, onde você pode conferir lembranças e encontrar as casas de alguns dos trabalhadores do resort.

Não posso esquecer que a igreja na aldeia chamada La Churcha, foi construída no século XIX por escravos libertados, vale a pena uma visita. Outro lugar que você não pode perder é o mercado central, cheio de barracas de frutas, legumes etc … em torno está cheio de pequenas lojas de roupas e utensílios de todos os tipos, venha se você precisa de algo este é o lugar ideal para encontrá-lo. Recomendamos a visita logo pela manhã, que é quando a maioria dos moradores saem para fazer suas compras diárias e ver como é o dia-a-dia de um dominicano.

Por último, mas não menos importante, podemos visitar em Santa Bárbara de Samaná a ponte de pedestres que une vários ilhéus da baía, de lá tivemos vistas fantásticas da vila. Para acessar você tem duas opções, se você estiver hospedado no Hotel Bahia Principe Cayacoa há um acesso pelo mesmo, ou se aproximar da praia escondida e de lá até a ponte. A ponte vale bem a pena uma visita, pois as vistas são muito agradáveis e é um passeio muito agradável.

Como chegar a Samaná?

Para chegar à Baía de Samaná na temporada de verão (de 24 de junho a 9 de setembro) há voos diretos de Madri operados por Soltur para o Aeroporto Internacional Juan Bosch El Catey Samaná, se não, a outra opção seria voar para Santo Domingo e de lá são aproximadamente duas horas e meia de carro para Samaná. Se você quiser a opção de ir para um hotel com tudo incluído, como o Luxury Bahia Principe Samaná, você será pego no aeroporto e não terá que se preocupar com o transporte. Outra opção seria alugar um carro e conhecer a baía por conta própria.

Quando viajar para Samaná?

Se você está se perguntando qual é a melhor época para viajar para Samaná, a verdade é que o clima em termos de temperatura é geralmente bastante estável durante todo o ano, com o mínimo entre 20-23º C e máximo entre 29-32º C. Quanto às chuvas, geralmente chove cerca de 180 dias por ano, mas podemos ver em maio que as chuvas e tempestades lá são geralmente muito passageiras, pode amanhecer com o céu negro e mares chuvosos, e em questão de duas horas ser completamente claro e desfrutar de um dia fantástico na praia.

Onde ficar em Samaná?

Hospedamos no Luxury Bahia Principe Samana – Adults Only, um hotel cinco estrelas localizado em Santa Bárbara de Samaná com tudo incluído. Tem uma praia privada, piscina, vários restaurantes, animação ou spa entre muitos outros serviços. O preço varia de acordo com a estação do ano, mas a partir de 140€ duas pessoas num quarto duplo standard pode desfrutar deste resort no paraíso.

As paisagens de Samaná vão te agradar, mas o que mais gostamos neste país foi o seu povo, todo o dia com um sorriso no rosto, levando a vida com tanta calma e alegria.

Você também vai gostar de:

5/5 - (2 votes)

Pesquise por ofertas de Hotéis e Pousadas aqui!


Booking.com

Booking.com

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.