O Castelo de Abrantes, Portugal, também conhecido como Fortaleza de Abrantes, é um edifício emblemático na história da cidade com uma vista única e bela.

Com sua posição dominante no topo de uma colina na margem direita do rio Tejo, pertence a um grupo de fortalezas que fazem parte da Região Turística dos Templários.

História do Castelo de Abrantes: Uma Joia Histórica e seu Jardim Encantador

As verdadeiras origens do Castelo de Abrantes são desconhecidas.

Castelo de Abrantes, Portugal
Foto: Patrick Clenet

A maioria dos estudiosos acredita que ele se originou como uma fortaleza conquistada durante a invasão romana da Península Ibérica em 130 a.C. pelo cônsul Decimus Junius Brutus.

Esse império foi substituído por dois outros, os visigodos e os muçulmanos, que ocuparam sucessivamente esse território, alegando que o local era um cruzamento de rotas terrestres, o que justificava sua ocupação e guarnição militar.

Abrantes foi mais tarde conquistada aos mouros por D. Afonso Henriques, por volta de 1.148, que ordenou a construção de melhores defesas, tarefa que foi continuada pelos monarcas seguintes.

Mas foi com D. Afonso III que se fizeram os melhoramentos mais importantes, como a construção da torre de menagem, cujas obras se prolongaram até 1.300, no reinado de D. Dinis.

Pontos de interesse

No Castelo de Abrantes encontram-se a Torre de Menagem, o Palácio dos Governadores ou Autarcas e a Igreja de Santa Maria do Castelo, hoje convertida em museu.

Está classificado como Imóvel de Interesse Público e tem beneficiado de obras de consolidação e restauro das suas muralhas e Torre de Menagem.

Palácio dos Governadores

Passadas as muralhas do Castelo de Abrantes, na entrada leste, encontramos o Palácio dos Governadores, ou pelo menos as ruínas que dele restam.

Seu impacto pode ser visto acima das muralhas, com uma fachada majestosa sustentada por uma galeria com vista para a cidade, bem como algumas salas abobadadas, incluindo 11 aberturas intercomunicantes, cobertas por abóbadas de berço de tijolos que datam dos séculos XVII-XVIII.

Igreja de Santa Maria do Castelo

Castelo de Abrantes, Portugal
Foto: Patrick Clenet

A Igreja de Santa Maria do Castelo, ou Igreja Paroquial do Castelo, está localizada dentro das muralhas do Castelo de Abrantes e acredita-se que tenha sido construída pelo rei Afonso II em 12151.

A simplicidade é a principal característica desse monumento, tanto em seu exterior quanto em seu interior.

Em 1429, foi destruída por um terremoto e reconstruída entre 1433 e 1451 por ordem do presidente da Câmara, D. Diogo Fernandes de Almeida, e em 1910 foi classificada como Monumento Nacional.

Atualmente, a igreja abriga o Museu D. Lopo de Almeida, fundado em 1931, que possui várias coleções museológicas, incluindo escultura gótica flamejante e sepulcral do século XVI1.

O jardim do castelo

O jardim, um dos mais antigos da cidade e parte do entorno do Castelo de Abrantes, pode ser visitado ao sul das muralhas. A entrada fica próxima ao Skate Park, na Rua Dom Francisco de Almeida e Rua de São Pedro.

Esse grande e belo jardim, datado da década de 1980 do século XIX, oferece uma bela vista da cidade e do rio Tejo.

Castelo de Abrantes, Portugal
Foto: Patrick Clenet

Os destaques são os recantos floridos cheios de romantismo e o pequeno lago com cisnes.

Castelo de Abrantes

Horários: de terça-feira a domingo

No verão, das 10hs às 18h30;

No inverno, das 09hs às 17hs

Fechado às segunda-feira e nos feriados de 1 de janeiro, 1º de maio e dia de Natal.

Panteão dos Almeida (Museu)

Horários: de terça-feira a domingo

Verão, das 10hs às 12h30 e das 14hs às 18h30;

Inverno, das 09hs às 13hs e das 14hs às 17hs Fechado à segunda-feira e nos feriados de 1 de janeiro, 1º de maio e dia de Natal.

Você também vai gostar de:

Onde Ficar em Abrantes:

Quinta de Coalhos TH

Oferecendo piscina sazonal ao ar livre, churrasqueira e parquinho infantil, a Quinta de Coalhos TH está situada nos arredores de Abrantes, a 5,5 km da Região Centro e a 71 km de Fátima.

Você pode desfrutar de diversas atividades nos arredores, incluindo passeios a cavalo, canoagem e trilhas a pé. Este hotel-fazenda rural também oferece aluguel de carros. Tomar fica a 38 km da Quinta de Coalhos TH, enquanto Golegã está a 40 km de distância.

Quinta das Arribas

Disponibiliza uma piscina exterior, Wi-Fi gratuito e vistas para o rio Tejo e para o Castelo de Abrantes. É composta por 2 casas separadas tendo a mais pequena 1 quarto com cama de casal e a outra com 2 quartos.

Ambas as casas são auto-suficientes, uma vez que têm uma cozinha ou uma quitinete. Também podes realizar refeições ao ar livre e apreciar a paisagem ribatejo, assim como usufruir das comodidades para churrasco.

Vale De Ferreiros

O Vale De Ferreiros é uma coleção de casas elegantes situadas na vila de Pego, a 7 km de Abrantes. As propriedades estão rodeadas por campos verdes e incluem Wi-Fi, além de oferecer tranquilidade e conforto.

Você pode desfrutar da privacidade do campo em apartamentos ou quartos divididos em 3 casas. Duas delas são apartamentos com quarto, sala de estar e cozinha compacta. A 3ª acomodação conta com 5 quartos e banheiros privativos.

5/5 - (1 vote)

Pesquise por ofertas de Hotéis e Pousadas aqui!


Booking.com

Booking.com

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.