Home / Destinos Para Viajar / Dicas de Passeio – Porto a Cidade dos Azulejos – Portugal

Dicas de Passeio – Porto a Cidade dos Azulejos – Portugal

Dicas de Passeio – Porto a Cidade dos Azulejos – Portugal

A cidade do porto fica ao norte de Portugal cerca de 120 quilômetros da capital Lisboa. E se em Lisboa tem o Rio Tejo, com o Porto tem o Rio Douro o rio que divide duas cidades o Porto e a Vila Nova de Gaia e se Lisboa têm as suas novas praças, o porto tem também, se Lisboa tem roupa pendurada na janela o Porto tem também, se Lisboa tem azulejos o Porto tem muito mais.

Mas só aqui no Porto tem o famoso vinho, que é degustado no mundo todo e a nossa dica de hoje vamos explorar toda essa cidade que nos deixa apaixonados por ela.

Dicas de Passeio - Porto a Cidade dos Azulejos - Portugal

Dicas de Passeio – Porto a Cidade dos Azulejos – Portugal

Quem mora em São Paulo sabe que a catedral principal que tem na cidade chama Sé a mesma coisa acontece na cidade do porto, só que eles não dão o nome de Catedral da Sé, simplesmente Sé e pronto.

É a igreja principal da cidade construída no século 12, agora o interessante é o seguinte se você olhar bem a arquitetura dela parece mais um forte, com as suas torres para proteger do que propriamente uma igreja, porque realmente essa era uma das funções da igreja proteger o povo da cidade que estava em constantes guerras com os espanhóis e também se defendendo dos árabes.

Dicas de Passeio - Porto a Cidade dos Azulejos - Portugal

Só no século 14 uma rosácea foi colocada em cima para dar uma cara um pouco mais de uma igreja e também trazer mais de luminosidade para a igreja.

Uma das estações de trem mais bonitas que tem por toda a Europa e a estação de São Bento e você vai saber o porquê “ particularmente gosto muito dela” a resposta está aqui: São quase  mil azulejos decorando  toda a entrada principal da estação.

A cidade se relaciona tanto com o azulejo que às vezes alguns artistas usam uma obra diferente, pegando uma pedra comum e revestindo de azulejo.

A principal avenida da cidade do Porto se chama Avenida dos Aliados, que é uma espécie de Champs-Elysées dos portugueses dessa querida cidade, também existe uma estátua de Dom Pedro 4°, quem foi Dom Pedro 4°? Isso atenção responda se você falou Dom Pedro 1º do Brasil está certo o nome dele era Dom Pedro 4°, mas quando chegou ao Brasil virou Dom Pedro 1º.

Dicas de Passeio - Porto a Cidade dos Azulejos - Portugal

Existe uma grande fachada que parece uma igreja, mas na realidade são duas: uma do século 17 construída pelas carmelitas para apenas elas frequentarem, o povo ficou um pouco revoltado querendo outra igreja, pediram para o Rei que demorou um pouco de tempo para construir só no século seguinte foi autorizada a construção da igreja.

Mas ela só foi construída realmente no século 18, por que usaram o dinheiro do ouro que trouxeram do nosso querido Brasil para construir essa igreja.  Só que tem uma história muito interessante, o Rei  não queria autorizar porque uma igreja colada junto  com a outra iria ter rivalidade.

Dicas de Passeio - Porto a Cidade dos Azulejos - Portugal

O povo sabiamente construiu algo no meio das duas igrejas, uma casa a mais estreita da cidade do Porto então tendo um lado à igreja do Carmo e o outro a igreja das Carmelitas e bem no meio com um espaço bem apertado, fica uma casa que foi construída justamente para que as igrejas não ficassem coladas uma na outra.

Por muito tempo viveu um zelador que cuidava das duas igrejas, hoje a casa está vazia se alguém se candidatar quem sabe possa alugar esse espaço aqui.

Dicas de Passeio - Porto a Cidade dos Azulejos - Portugal

O prédio mais conhecido da cidade do Porto é a Torre dos Clérigos, interessante que ela tem ali um carrilhão de 49 sinos e o relógio segundo eles, mais pontual do mundo, o relógio atômico como esse só um na Alemanha e na Inglaterra, para você ter ideia à precisão desse relógio ele atrasa um segundo a cada sessenta e cinco mil anos.

Depois de ler esdse artigo veja também:

Depois de passear tanto pela cidade do Porto e bater aquela fome, conheça o Café Majestic  que fica no endereço mais tradicional  e do Porto,  para você poder saborear um bom doce, este lugar foi fundado em 1921,  olha só quanto tempo  ele existe e é um dos points mais gostoso da cidade e mais tradicional da cidade.

Se você estiver de viagem marcada, não esqueça jamais de seu Seguro Viagem Lembre-se que é obrigatório para a Europa. Mas, mesmo para os países que não são obrigatórios, como os EUA, nós recomendamos fortemente que você faça, já que o sistema de saúde lá é caríssimo. É aquilo: um seguro é algo que compramos pensando em NÃO usar, né? Mas, se precisar, ele vai te amparar. Nós já utilizamos algumas vezes (em extravio de bagagem e para consultas médicas) e podemos afirmar: é essencial! Faça uma cotação aqui e ache o mais barato e o melhor pra você. O link é de uma empresa parceira do blog. Nós recebemos uma porcentagem, mas você não paga nada a mais por isso. Aliás, você paga a menos: leitores do blog têm 5% de desconto! Basta inserir este código promocional na hora de fechar o pagamento: DESTINOSTOP5.

Pesquisando hotel?! Então, dê uma olhada no Booking.com! Você não paga nada pela reserva, cancela e altera quando quiser e ainda consegue os melhores preços.

Dicas de Passeio – Porto a Cidade dos Azulejos – Portugal
5 (100%) 3 votes

Comente este post!!!

Sobre Destinos Top

Pensando em viajar? já sabe por onde vai passear, comer e se hospedar? Não se preocupe, o “Destinos Top Para Visitar” é um espaço para dicas de viagens e destinos.

Translate »